Joia Rara e Além do Tempo – Inovação na dramaturgia brasileira

Mais uma vez o horário das seis nos brinda com uma novela de altíssima qualidade, primorosa em todos os detalhes, história, diálogos, música, figurino, cenários, atores, personagens, etc.

Além do Tempo

Depois do sucesso inquestionável de Joia Rara, que nos trouxe uma história baseada no Budismo, Além do Tempo inova ao trazer, de uma forma muito cuidada e estruturada, a questão da reencarnação que, independentemente da crença de cada um, provoca uma reflexão sobre nossas ações, o perdão, o amor e a inevitável lei de ação e reação a que estamos todos submetidos nessa Terra.

Desprovido da necessidade de ser apelativo, como ocorre com o horário chamado nobre, o horário das seis da Rede Globo, tem se mostrado a janela de inovação no que se refere à dramaturgia no formato de novela. Histórias criativas, envolventes e, principalmente, que trazem um conteúdo de qualidade, totalmente alinhado às necessidades do momento atual porque passamos de repensarmos nossas relações, de nos conectarmos com e engrandecermos o significado de nossas vidas, privadas e coletivas.

Além do Tempo

Muito temos falado da carência, cada vez mais evidente e exposta, de melhora em nossa educação, na tão necessária redução da violência e do urgente aprimoramento de nossas relações. E o que temos realmente feito para que possamos dar passos na direção de dias melhores?

Estamos vivendo um momento que reúne características ímpares, se comparado a outros da História da Humanidade. O maior protagonismo do indivíduo, sua capacidade de se expressar, de opinar, de decidir, os meios, cada vez mais irrestritos de comunicação, para citar apenas alguns exemplos. Estruturas e modelos tradicionais de gestão e funcionamento de empresas, organizações, governos,  famílias, comunidades e sociedades, começam a demonstrar seus sinais de inoperância, de desconexão com um mundo que passa a exigir maior maturidade, valores e caráter de todos os indivíduos.

Nesse sentido, os meios de comunicação, que têm a capacidade de entrar em todos os lares, mostrar o mundo, a notícia, têm também o grande potencial para mostrar novos e mais prósperos caminhos e ajudar as pessoas a trilhá-lo.

Em um mundo em que a comunicação atravessa, instantaneamente, fronteiras, a exposição dos fatos e ações, mínimas que sejam, é total. Isso exige de cada um de nós maior responsabilidade sobre nossas decisões e atitudes. Porém, como estamos na transição, ainda somos testemunhas de abusos de poder, violências em todos os níveis, descuido com o dinheiro público, desamor em todos os graus, ações que estão condenando a própria longevidade do Homem na Terra, sua felicidade e evolução enquanto ser humano.

Credit: Globo

Credit: Globo

Joia Rara, trazendo os ensinamentos budistas para dentro de nossas casas diariamente durante meses, nos provocou a refletir sobre nossas ações, se baseadas nos tão importantes e fundamentais valores humanos universais de Amor, Paz, Ação-Correta, Verdade e Não-Violência. Sobre o que estamos fazendo com o nosso mundo, nossas escolhas, nosso presente e nosso futuro enquanto Humanidade.

Além do TempoAlém do Tempo vem nos trazer a lembrança de que somos responsáveis por tudo que fazemos, pelo resultado de nossas atitudes e o preço que pagamos quando não plantamos sementes prósperas e plenas de vitalidade. Como a ação e reação age em nossa história de vida e, nesse sentido, somos reféns das consequências de nossas decisões.

Assim, se contribuirmos, em nosso raio de influência e ação, para que haja mais amor nesse mundo, mais educação e cuidado, estaremos provocando uma onda de bem estar que aos poucos inundará de bem viver todas as esferas da vida.

Credit: Globo

Credit: Globo

Joia Rara e Além do Tempo estão provocando essa onda, com uma maestria inenarrável. Parabéns a todos os envolvidos, diretores, atores, equipes. Que esse seja um movimento contagiante e traga, para o Brasil, tão carente de confiança, qualidade nas relações e educação, o exemplo para a tão necessária inovação em nossa forma de ser enquanto pessoas e país.

Deixe um comentário